Banca de DEFESA: INÊS MARIA MAIA PINTO DE GUADALUPE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INÊS MARIA MAIA PINTO DE GUADALUPE
DATA : 06/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/vfm-uxkr-frn
TÍTULO:

A Integração da Modelagem Matemática com as Redes Neurais Artificiais na Educação Matemática: Uma Abordagem Inovadora


PALAVRAS-CHAVES:

Redes Neurais Artificiais. Modelagem Matemática. Pensamento Computacional. Sequência Didática.


PÁGINAS: 149
RESUMO:

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa integrar a modelagem matemática (MM) com redes neurais artificiais (RNA) no ensino médio, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional (PCO). A proposta foi aplicada em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de tempo integral, por meio de uma sequência didática envolvendo onze aulas. Nestas aulas, os alunos exploraram conceitos de Inteligência Artificial (IA) e RNA, vinculados ao conteúdo matemático e alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Utilizou-se uma metodologia mista, que combinou abordagens qualitativas e quantitativas. Nesse sentido, questionários iniciais avaliaram o conhecimento prévio e o interesse dos estudantes, enquanto atividades práticas e discussões interativas, como comparações entre neurônios biológicos e artificiais e o uso de programação no Google Colab, enriqueceram a experiência de aprendizado. A linguagem de programação Python facilitou a aplicação dos conceitos de RNA, como funções de ativação, ajuste de pesos e reconhecimento de padrões.
Observou-se o desenvolvimento do PCO, especialmente nas habilidades de decomposição e abstração, à medida que os alunos acompanhavam a aplicação de algoritmos simples para estruturar problemas matemáticos. Embora houvesse inicialmente receio quanto ao uso de funções, os estudantes acabaram compreendendo a simplicidade lógica desses conceitos, o que aumentou o engajamento nas atividades práticas.
Conclui-se que a sequência didática foi eficaz em introduzir os alunos ao campo das RNA, promovendo conexões entre conceitos matemáticos e tecnológicos e despertando o interesse pelo mundo da programação e suas aplicações na resolução de problemas complexos. Com o devido ajuste no tempo de cada etapa e um foco maior em atividades práticas, essa abordagem tem grande potencial para aproximar os estudantes das novas tecnologias e fortalecer o desenvolvimento do PCO.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714705 - JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
Interno - 1671327 - JORGE ANDRES JULCA AVILA
Externo à Instituição - ESTANER CLARO ROMAO - USP
Notícia cadastrada em: 13/11/2024 16:45
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03