Banca de DEFESA: FÁTIMA APARECIDA AFONSO AGUILAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁTIMA APARECIDA AFONSO AGUILAR
DATA : 23/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: On Line
TÍTULO:

OS PROCESSOS DE DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO GRÁFICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA DINÂMICA DE SISTEMAS


PALAVRAS-CHAVES:

Dinâmica de Sistemas. Estoque e Fluxo. Processos de Diferenciação e Integração Gráfica. Sequência Didática. Vensim.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Este trabalho propõe o uso da metodologia de Dinâmica de Sistemas no Ensino Médio como uma ferramenta para a compreensão intuitiva dos conceitos de derivada e integral. Utilizando processos gráficos de diferenciação e integração,conjecturamos que é  possível propor uma sequência didática inovadora para o ensino desses conceitos nesse nível de ensino. O objetivo principal é tornar os conceitos de derivada e integral mais acessíveis e intuitivos, por meio de uma abordagem prática e visual, centrada na compreensão dos processos dinâmicos de estoque e fluxo. A metodologia utilizada combina os princípios da Dinâmica de Sistemas com uma sequência didática que utiliza recursos lúdicos e ferramentas visuais para facilitar a aprendizagem. O foco é promover uma compreensão prática e envolvente dos conceitos matemáticos, estimulando os alunos a explorar os conceitos de taxa de variação e acumulação de forma interativa. Para isso, o software Vensim será utilizado para simular visualmente os processos de estoque e fluxo, permitindo aos alunos observar como as variações no estoque se relacionam com o conceito de derivada e como o acúmulo do fluxo pode ser descrito pela integral.

Essa abordagem não se limita a explicar os conceitos de derivada e integral, mas também busca estabelecer uma conexão direta entre a teoria matemática e a experiência prática dos alunos. Ao visualizar graficamente esses processos dinâmicos, os estudantes são capazes de desenvolver uma compreensão mais profunda e clara das interações entre as variáveis envolvidas.

Ensinar esses conceitos no ensino médio é fundamental, especialmente para os alunos que seguirão para áreas de exatas, engenharias ou ciências aplicadas no ensino superior. Uma compreensão sólida de derivada e integral desde essa etapa escolar facilita a transição para a universidade e contribui para a redução das taxas de reprovação e evasão em cursos de Matemática e áreas afins.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1264883 - WILMAN RODAS HUARCAYA
Interno - 1758734 - JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
Externo à Instituição - SANDRO RODRIGUES MAZORCHE - UFJF
Notícia cadastrada em: 19/01/2025 14:23
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03