FORMATAÇÃO DE QUESTÕES NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E SOLUÇÕES
Prova Escrita, Ensino de Matemática, Elaboração.
A elaboração das provas é uma atividade do professor, que demanda aptidão para construir questões que sejam capazes de intervir nos processos colaborando na aprendizagem dos estudantes. No entanto, na matemática, tal elaboração envolve uma linguagem específica, que dificulta sua formatação. Desta forma, faz-se necessário que o professor, tenha o conhecimento de ferramentas tecnológicas e softwares que possibilitem um design mais elegante para a compreensão das questões e que seja também atrativo para os estudantes. No entanto, muitos professores desconhecem recursos computacionais que podem facilitar a construção desses exercícios, ou mesmo, pela falta de habilidade e tempo disponível não utilizam fontes próprias ou modificam questões inicialmente construídas, ocasionando em perda de configuração de enunciados e/ou alternativas no momento da impressão. O objetivo deste trabalho foi identificar as dificuldades dos professores de acordo com características como formação, tempo de atuação, nível de ensino e idade. Para tal, foi aplicado um questionário on-line a 229 docentes, contendo 16 questões sobre a formatação de avaliação escrita de matemática.