OS PROCESSOS DE DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO GRÁFICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA DINÂMICA DE SISTEMAS
Dinâmica de Sistemas. Estoque e Fluxo. Processos de Diferenciação e Integração Gráfica. Sequência Didática. Vensim.
Este trabalho propõe o uso da metodologia de Dinâmica de Sistemas no Ensino Médio como uma ferramenta para a compreensão intuitiva dos conceitos de derivada e integral. Utilizando processos gráficos de diferenciação e integração,conjecturamos que é possível propor uma sequência didática inovadora para o ensino desses conceitos nesse nível de ensino. O objetivo principal é tornar os conceitos de derivada e integral mais acessíveis e intuitivos, por meio de uma abordagem prática e visual, centrada na compreensão dos processos dinâmicos de estoque e fluxo. A metodologia utilizada combina os princípios da Dinâmica de Sistemas com uma sequência didática que utiliza recursos lúdicos e ferramentas visuais para facilitar a aprendizagem. O foco é promover uma compreensão prática e envolvente dos conceitos matemáticos, estimulando os alunos a explorar os conceitos de taxa de variação e acumulação de forma interativa. Para isso, o software Vensim será utilizado para simular visualmente os processos de estoque e fluxo, permitindo aos alunos observar como as variações no estoque se relacionam com o conceito de derivada e como o acúmulo do fluxo pode ser descrito pela integral.
Essa abordagem não se limita a explicar os conceitos de derivada e integral, mas também busca estabelecer uma conexão direta entre a teoria matemática e a experiência prática dos alunos. Ao visualizar graficamente esses processos dinâmicos, os estudantes são capazes de desenvolver uma compreensão mais profunda e clara das interações entre as variáveis envolvidas.
Ensinar esses conceitos no ensino médio é fundamental, especialmente para os alunos que seguirão para áreas de exatas, engenharias ou ciências aplicadas no ensino superior. Uma compreensão sólida de derivada e integral desde essa etapa escolar facilita a transição para a universidade e contribui para a redução das taxas de reprovação e evasão em cursos de Matemática e áreas afins.