ESTUDO DA VIABILIDADE E AGREGAÇÃO DE VALOR AO REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO PARA PRODUÇÃO
DE BLOCOS INTERTRAVADOS E SUAS APLICAÇÕES
Rejeito de Minério de Ferro, Blocos Intertravados, Planejamento Experimental, Sustentabilidade
A indústria do minério de ferro constitui um pilar importante da economia brasileira.
Entretanto, a geração de rejeitos provenientes do beneficiamento mineral resulta em impactos
socioambientais, especialmente quanto à sua destinação. Esses problemas reforçam a
necessidade de alternativas sustentáveis para o reaproveitamento do rejeito de minério de ferro.
Nesse contexto, as mineradoras vêm buscando alternativas de reaproveitamento do rejeito que
integram sustentabilidade e viabilidade econômica, com destaque para sua utilização na
construção civil. Entre as possibilidades, a produção de blocos intertravados para pavimentação
surge como uma oportunidade promissora, capaz de mitigar os impactos ambientais e promover
inovação tecnológica. O objetivo deste trabalho consiste na produção dos blocos intertravados
para pavimentação, de modo que o rejeito de minério de ferro seja utilizado na mistura com
outros agregados como cimento Portland, brita e água, a fim de atingir a resistência mecânica
de 50 MPa para aplicação em vias de tráfego pesado, conforme estabelecido por norma vigente.
A metodologia utilizada consistiu na caracterização físico-química do rejeito de minério de
ferro, e para a confecção dos blocos, foram realizados três ensaios preliminares de varredura a
fim de definir os fatores importantes a serem utilizados nos planejamentos experimentais. A
partir dos dados e observações obtidos pelos ensaios de varredura, foi executado o primeiro
planejamento experimental, onde foram definidos os fatores de processo como rejeito de
minério de ferro, brita, água, cimento Portland e tempo de vibração, bem como os níveis dos
fatores para cada condição de experimento. Foram realizados 14 experimentos nas condições
conforme o planejamento gerado pelo software de otimização experimental. Dentre os
resultados obtidos, a resistência mecânica de 26,10 MPa se destacou, evidenciando que, sob a
condição de tempo de vibração a 68,41 segundos; 0,988 kg de água; 2,208 kg de rejeito de
minério de ferro; 1,920 kg de cimento CP-II-F-32 e massa de brita de 1,65 kg, obteve-se uma
maior resistência. Esse resultado teve consonância com a resistência predita pelo modelo
estatístico, o que pode se afirmar que é possível obter resistências ainda maiores otimizando
esses fatores. Por fim, os resultados obtidos evidenciam avanços significativos, porém torna-se
necessário o ajuste dos fatores nos próximos planejamentos experimentais a fim de se obter a
otimização da resistência e consolidar a viabilidade do uso do rejeito de minério de ferro como
alternativa sustentável e de valor agregado na produção de blocos intertravados para
pavimentação.