PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE GEOGRAFIA SOBRE RISCO SOCIAL DE DISCENTES LGBTQIAPN+ NO ESPAÇO ESCOLAR
Identidades; Sexualidades; Ensino de Geografia.
Este relatório de qualificação tem por objetivo compreender a percepção de docentes de Geografia do ensino médio sobre a possibilidade de risco social de discentes LGBTQIAPN+ no espaço escolar em Barbacena, MG. Considerando a temática do Risco Social, na interface com a Geografia Feminista e das Sexualidades, trata-se de uma pesquisa que utiliza em sua metodologia, o método fenomenológico, com características quali-quantitativas obtidas s a partir da análise de conteúdo (Bardin, 1977), das entrevistas semi-estruturada com os docentes de Geografia do município de Barbacena/MG, que atuam no Ensino Médio. Mediante os discursos dos docentes, foi possível compreender se o espaço escolar é um local onde alunos estejam vulneráveis devido a marcadores sociais como raça, classe, gênero e sexualidade ou se é um ambiente acolhedor e seguro para aqueles alunos com identidades que não seguem o padrão hegemônico da cisheteronormatividade. Portanto, este trabalho destaca a relevância dos estudos sobre sexualidades no contexto geográfico, ressaltando sua potencialidade nas reflexões acerca do espaço escolar na perspectiva dos estudos cindínicos dos riscos.