Banca de DEFESA: SILVANA DE CARVALHO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA DE CARVALHO SILVA
DATA : 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/pit-cdte-eea
TÍTULO:

CONDOMINIALIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA E O FUTURO DO DIREITO À MORADIA DA POPULAÇÃO NATIVA DE TIRADENTES- MG.


PALAVRAS-CHAVES:

Segregação socioespacial; Valorização imobiliária; Turismo e patrimônio; Condomínios fechados; Direito à cidade.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

Os condomínios horizontais fechados são tipologias urbanas que produzem segregação socioespacial. Pressupõe-se que esses espaços exprimem exclusividade atrelada à segurança e privacidade. Outra característica importante dessa tipologia é sua implantação em locais estratégicos, passíveis de valorização imobiliária, como o caso da cidade de Tiradentes-MG. O município está localizado na mesorregião do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, e faz parte das cidades históricas mineiras que surgiram no período colonial, especificamente no ciclo do ouro. Seu conjunto arquitetônico e urbanístico foi tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Após o feito, a cidade passou por diversas ações advindas de investimentos públicos e privados para, então, ressurgir economicamente pela promoção do turismo. A valorização do patrimônio do centro histórico, em função do reconhecimento de seu valor artístico e cultural, resultou no deslocamento de moradores nativos para as áreas periféricas, pois houve uma alta nos preços dos imóveis centrais restaurados e reformados para fins comerciais. Contudo, a valorização econômica, mobilizada pela atividade turística, tem propiciado o aumento do preço dos imóveis nos bairros que se localizam fora da área central, mas também agregando valor em todo o território tiradentino. O objetivo desta dissertação é compreender como a consolidação das atividades turísticas acelerou o processo de valorização do território tiradentino mediante expansão urbana, favorecendo tipologias imobiliárias atípicas para uma pequena cidade interiorana, como os condomínios horizontais fechados. A pesquisa é orientada pela perspectiva crítica da geografia urbana, fundamentada no método regressivo-progressivo de Henri Lefebvre (1978), bem como no materialismo histórico-dialético. Este último método de análise da realidade permite identificar, analisar e delimitar os múltiplos construtos e determinações do fenômeno capitalista segregador do espaço urbano. Constatou-se que, em um primeiro momento, esses compradores não demonstram interesse em residir na cidade, o que evidencia uma dissonância com o cotidiano e a maneira de viver dos tiradentinos. Apreende-se que a legislação urbana vigente, oriunda do plano diretor exigido pela atividade econômica da cidade, tornou-se um instrumento para que agentes imobiliários pudessem parcelar ordenadamente as terras, criando um número crescente de produtos para investidores externos como potencial financeiro. Essa é uma realidade heterogênea em relação à grande maioria dos nativos e que tende a comprometer o direito à cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2097125 - TATIANE MARINA PINTO DE GODOY
Interno - 1896246 - MARCIO ROBERTO TOLEDO
Externo à Instituição - DANILO VOLOCHKO - UFPR
Notícia cadastrada em: 06/08/2025 09:53
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01