ESTUDO DO RELEVO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO SISTÊMICO E COMPLEXO ENTRE JOVENS ESCOLARES À LUZ DA ETNOGEOMORFOLOGIA
Palavras-Chave: etnogeomorfologia; pensamento sistêmico e complexo; ensino de Geografia.
O objetivo da pesquisa apresentada é contribuir para a construção de um pensamento sistêmico junto a estudantes da escola básica, partindo do componente espacial relevo, para amparar análises geográficas de fenômenos físicos e socioespaciais. Para alcançar este propósito, a pesquisa foi desenvolvida com base em três referenciais teórico-conceituais: etnogeomorfologia, pensamento sistêmico/ pensamento complexo e ensino de Geografia, a partir dos quais foram realizadas reflexões. A leitura de autores que compõem este corpo teórico se constituiu como primeira etapa de trabalho, assim como daqueles que subsidiaram a metodologia da pesquisa, a pesquisa-ação, que se caracteriza como qualitativa e participante, em que os sujeitos envolvidos participam ativamente das etapas e tem como objetivo a solução de problemas a partir da integração entre teoria e prática docente. Após a construção deste referencial teórico-conceitual e metodológico, teve início a etapa denominada trabalho em campo, caracterizada por seis momentos distintos, desenvolvidos na Escola Estadual Professor Pinheiro Campos, em Oliveira/ MG. Doze estudantes participaram ativamente das atividades, que ocorreram durante o sexto horário, de acordo com orientação da escola para o que seria mais adequado. Os três referenciais teóricos supracitados subsidiaram as reflexões que deram origem a estas atividades, permeando os momentos de maneiras distintas e se interrelacionando ao longo de todo o processo. Ademais, o percurso pedagógico-didático proposto por Lana Cavalcanti também contribuiu para pensar teoricamente estas atividades, a partir de três momentos: problematização, sistematização e síntese. A priori, a etnogeomorfologia foi utilizada para entender melhor o conhecimento dos estudantes acerca do relevo que compõe seu cotidiano, através de uma roda de conversa, entretanto, permeou outras atividades, assim como o pensamento sistêmico e complexo e o ensino de Geografia. Como resultado final destes encontros, os estudantes elaboraram um mapa conceitual, com objetivo de sintetizar o que foi discutido durante o trabalho em campo e responderam a um questionário avaliando as atividades, que recebeu muitos elogios e sugestões interessantes, como a incorporação de trabalhos de campo.