Pertencimento local aliado ao turismo: possibilidades de desenvolvimento social e econômico
Turismo, pertencimento, comunidade
O pertencimento local é o sentimento de fazer parte de algo como um grupo, comunidade, cultura ou lugar envolve a sensação de acolhimento, valorização e de estabelecimento de vínculos e conexões com outras pessoas ou ambiente. Ele é um fator que contribui significativamente para que o indivíduo reconheça o território que habita como importante subsídio de sua formação, pois o senso de pertencer a determinado espaço é um dos elementos fundamentais para que o sujeito o considere como seu lugar. Ao aliar o senso de pertencimento ao processo de se planejar a atividade turística, criam-se possibilidades de valorização da comunidade autóctone e seus aspectos identitários, fatores estes que podem ser convertidos em ferramentas de desenvolvimento social e econômico de uma localidade. Assim o objetivo dessa pesquisa foi trabalhar o planejamento do turismo tendo como base a relação do indivíduo com seu lugar é uma forma de oportunizar que a comunidade local tenha acesso aos benefícios que a atividade turística possa gerar em seu território.