Banca de DEFESA: LIZANDRA REGINA CAMPISSE ROMANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIZANDRA REGINA CAMPISSE ROMANO
DATA : 03/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Virtual
TÍTULO:

O uso de materiais alternativos na prática musical.


PALAVRAS-CHAVES:

Música; Materiais alternativos; Construção de instrumentos;
Instrumentos musicais; Ensino de música.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo promover o uso de instrumentos musicais
construídos a partir de materiais alternativos. A identificação desses instrumentos é
realizada por meio de uma pesquisa que abrange livros, manuais, artigos, vídeos,
tutoriais online, e também incorpora a tradição oral, presente desde o início deste
estudo. A proposta é reunir todas essas fontes em um único local, facilitando o
acesso e a compreensão desse conhecimento. Estes instrumentos serão
selecionados em um grupo menor, uma vez que, reunir todos é algo extremamente
desafiador de realizar. A seleção será realizada através de uma análise de quais
instrumentos são mais utilizados nas aulas de música. Essa avaliação será baseada
em um questionário aplicado a professores de música de todo o Brasil, por meio de
um formulário online. O foco está na busca por instrumentos que apresentem
construção eficaz e uma boa qualidade sonora, visando incluí-los de forma mais
ativa na prática e na educação musical e torná-los acessíveis a toda a população.
Também serão destacados educadores que incorporam essa prática em suas
metodologias, bem como grupos existentes que têm os instrumentos alternativos
como parte integrante de seu material de trabalho. Essa abordagem prática
fornecerá uma base sólida, revelando a versatilidade e a proposta didática desses
instrumentos. Esta pesquisa é crucial diante da escassez de recursos para as artes
nas escolas e projetos sociais. A falta de verba torna desafiador fornecer
instrumentos musicais nas salas de aula. Neste contexto, a investigação busca
oferecer alternativas viáveis, proporcionando condições de trabalho aos educadores
e possibilitando uma aprendizagem efetiva aos estudantes. O estudo visa preencher
uma lacuna essencial, contribuindo para a preservação das experiências artísticas e
educacionais em um cenário de recursos limitados. Esta dissertação adota uma
abordagem qualitativa, exploratória e aplicada para promover o uso de instrumentos
musicais construídos a partir de materiais alternativos. A revisão bibliográfica
abrange diversas fontes, incluindo a tradição oral, enquanto a identificação dos
instrumentos envolve uma pesquisa exploratória. A seleção, realizada em um grupo
menor, utiliza análise qualitativa, e para a construção destes instrumentos, se usa a
análise aplicada. Ao concluir esta dissertação, espera-se que a compilação e
análise detalhada dessas fontes e práticas contribuam não apenas para o
enriquecimento do conhecimento sobre instrumentos musicais alternativos, mas
também para oferecer soluções práticas diante dos desafios enfrentados por
educadores e estudantes de música. Ao destacar a versatilidade e a proposta
didática desses instrumentos, pretende-se inspirar uma abordagem mais inclusiva
na prática e educação musical.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIANA GALON DA SILVA - UFJF
Presidente - 1671368 - MATEUS DE CARVALHO MARTINS
Interno - 1673527 - PAULO HENRIQUE CAETANO
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 10:06
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