POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: Análise Sociogenética da Escola Municipal Getúlio Silva em Bichinho/Prados-MG
Políticas Públicas de Educação; Teoria dos Campos; Bichinho; Sociogênese.
Articulando os conceitos da teoria dos campos de Pierre Bourdieu, este estudo analisa a
Escola Municipal Getúlio Silva como campo social, evidenciando que a educação no
vilarejo de Bichinho ultrapassa as práticas escolares formais, sendo permeada por
heranças culturais e valores comunitários. Fundada em 1914, a escola, localizada ao lado
da Igreja de Nossa Senhora da Penha, é interpretada como espaço onde políticas públicas
são apropriadas e ressignificadas pelos agentes locais, com destaque para o Projeto
Político Pedagógico (PPP) como objeto central de análise. O contexto histórico e turístico
de Bichinho, marcado pelo artesanato e pela religiosidade, também influencia as
dinâmicas educacionais, evidenciando tensões entre tradições comunitárias e dinâmicas
neoliberais do turismo. Metodologicamente, a pesquisa adota abordagem qualitativa,
centrada na análise documental do PPP, do Planejamento Escolar de Geografia e História
e das atividades não presenciais do 3º ano durante a pandemia. Constatou-se que o PPP
permanece majoritariamente burocrático e pouco efetivo no cotidiano escolar, enquanto
o Planejamento e as atividades das crianças se configuram como espaços de reflexão e
resistência à lógica meramente normativa. O que significa que, ainda que a escola
reproduza os mecanismos das relações sociais, como aponta Bourdieu, moldando as
práticas dos/as agentes, ela também carrega em si a potência de criar possibilidades de
transformação.