UPCYCLING – O LIXO COMO POTÊNCIA CRIATIVA
Educação ; Criatividade; Upcycling
Resumo
Esta pesquisa pretende aprofundar-se nas questões que afligem as sociedades no século XXI, como as questões ambientais, a organização do espaço e da sociedade, a moradia, o trabalho e a educação, propondo, através da “Educação formal e não formal”, diferentes formas de olhar para estes espaços, para a cultura, e para uma melhor utilização dos resíduos derivados das atividades humanas e de processos produtivos, dando-lhes novo sentido, através das artes aplicadas e do upcycling (processo de utilização de resíduos onde se agrega valor através do design e da arte) como fios condutores.
Pretende-se, ainda, propor que o upcycling venha a ser considerado, sob algumas circunstâncias de aplicabilidade, como arte ciência, uma vez que, é necessário utilizar-se da investigação para a busca das soluções e de novas metodologias para a confecção das peças.
A metodologia utilizada será a pesquisa-ação, onde analisaremos os possíveis benefícios do projeto ¨Humanos em Construção, Arte, Vida e Sustentabilidade”, aplicado a públicos diversos no período de 2018 a 2023, onde, através das particularidades do upcycling, como um método educativo que amplia repertórios e despertares, leva-se o praticante a buscar conhecimentos, a modificar o olhar para o entorno e a desenvolver habilidades que vão desde uma instalação elétrica à processos escultóricos mais complexos, desenvolvendo a curiosidade para aprender, a conscientização ambiental e social, a sensibilidade artística e o pensamento científico.