TRANSFORMANDO PRÁTICAS E CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CRIATIVIDADE E DO INSTAGRAM
Consumo Consciente, Mídias Sociais, Processos Criativos, Sustentabilidade.
A Educação Ambiental é essencial na conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente e no desenvolvimento de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Educação Ambiental surge como uma estratégia eficaz para envolver os alunos e facilitar a compreensão das questões ambientais. A integração das TDIC nas práticas educacionais permite o uso de recursos como vídeos, aplicativos, jogos e plataformas online, tornando o processo de aprendizagem mais atraente e dinâmico. Esses recursos possibilitam a exploração interativa de conteúdos, estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e aprendizagem significativa. Além disso, as TDIC oferecem acesso a uma vasta gama de informações e recursos, permitindo que os alunos tenham acesso a dados atualizados sobre problemas ambientais, pesquisas científicas, projetos de conservação e exemplos de boas práticas sustentáveis. Esse acesso ampliado contribui para uma compreensão mais abrangente da importância da preservação ambiental e estimula o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise crítica. Diante dessas reflexões, torna-se evidente a importância do papel do professor, pois é necessário elaborar estratégias pedagógicas inovadoras que despertem o interesse dos alunos e garantam a consolidação do conhecimento adquirido. A utilização de abordagens metodológicas criativas e o uso das TDIC colocam o aluno como protagonista do processo educacional, promovendo sua inclusão, reflexão e autonomia na construção do aprendizado em Educação Ambiental. A fim de explorar essa abordagem e compreender sua eficácia surgiu a seguinte problemática como a Educação Ambiental pode se tornar um agente multiplicador do processo de ensino-aprendizagem para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de processos criativos? A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Angelina Medrado em Lagoa Dourada, Minas Gerais, com o objetivo de avaliar a opinião e o conhecimento dos alunos do 5º ano do ensino fundamental, de 9 a 11 anos. A amostra foi composta por 147 alunos que se voluntariaram entre fevereiro e junho de 2024. Para embasar o trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica, além da aplicação de um formulário online e de um estudo de campo com as crianças. Essa metodologia permitiu obter informações relevantes sobre o tema e identificar pontos de atenção para o desenvolvimento do projeto. Após a implementação do ensino de Educação Ambiental por meio de processos criativos e a prática da observação participante, foi constatado um aumento significativo no interesse e envolvimento dos alunos com o tema. Eles demonstraram entusiasmo ao realizar as atividades propostas, evidenciando uma compreensão mais abrangente e aprofundada das questões ambientais.