"ESTUDO DA ABORDAGEM EDUCACIONAL APRENDIZAGEM CRIATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EFETIVA, SIGNIFICATIVA E MÃO NA MASSA”
Aprendizagem Criativa, Educação Ambiental, Sustentabilidade.
Diante da crise ambiental, a Educação Ambiental (EA) se torna importante para a construção de uma sociedade sustentável. Este estudo, realizado como pesquisa qualitativa e bibliográfica, investigou a Abordagem Educacional Aprendizagem Criativa (AC) como metodologia inovadora para promover uma EA significativa e engajadora, com foco na prática e na sustentabilidade. O objetivo principal foi desenvolver um guia prático para auxiliar educadores na implementação de oficinas criativas em sala de aula, utilizando a AC como base para promover a conscientização e a ação em prol da sustentabilidade. Esta dissertação investiga a aplicação da abordagem educacional Aprendizagem Criativa com a finalidade de promover uma Educação Ambiental efetiva e significativa com foco na sustentabilidade. Explora e estuda como essa abordagem AC pode engajar os alunos em atividades criativas e “mão na massa” estão relacionadas às questões ambientais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e ativos na busca de um futuro com ações sustentáveis.