horta comunitária escolar, revisão sistemática, sustentabilidade.
Este estudo está inserido na linha de pesquisa Processos Criativos do Programa
Interdepartamental de Pós-graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade,
ofertado pela Universidade Federal de São João del-Rei. A temática principal desta
pesquisa é uma revisão sistemática sobre hortas escolares comunitárias e seu
impacto na educação infantil. As hortas têm se destacado como espaços de
aprendizado e interação social, contribuindo para a formação de valores
relacionados à sustentabilidade e à alimentação saudável. A abordagem
metodológica é do tipo quali-quantitativa, desenvolvida a partir de diversas
experiências de hortas comunitárias em escolas, analisando como esses projetos
influenciam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Os dados
foram coletados de artigos acadêmicos, relatórios e experiências práticas,
proporcionando uma visão abrangente dos benefícios das hortas escolares. Este
trabalho busca contribuir para a discussão sobre a importância das hortas escolares
na educação infantil, enfatizando seu papel como ferramenta pedagógica social,
além de criar um roteiro pedagógico que possibilita a implantação e manutenção de
uma horta comunitária escolar.