Processos criativos da série de Esculturas Sonoras mais um grito
Grito. Representação. Escultura Sonora. Plástico. Cerâmica.
Este trabalho tem como objetivo analisar os processos criativos envolvidos na série de
esculturas sonoras “mais um grito”, desenvolvida no mestrado interdisciplinar PIPAUS
da UFSJ. A análise debruça-se sobre as referências conceituais, a carga simbólica das
formas e materiais – como plástico reciclado e cerâmica – e o diálogo estabelecido com
questões ambientais e psicossociais. O estudo articula essas referências com os resultados
obtidos para enfatizar a potência narrativa da obra, demonstrando como materiais e
formas funcionam como imagem e som para comunicar urgências ecológicas e mobilizar
percepções, revelando-se como ferramenta estética e crítica. A pesquisa posiciona-se
como uma prática artística que evidencia a crise ambiental, não apenas pela materialidade
das esculturas (construídas com resíduos plásticos), mas também pela forma como o
objeto se torna um agente de percepção crítica, inserindo-se em uma dimensão ecológica
e política. A escrita em primeira pessoa reflete o caráter pessoal e contínuo de um
processo de criação atravessado pela vida. Por fim, o trabalho busca contextualizar, com
exemplos, as ideias que fertilizaram conceptualmente esse processo criativo.