Banca de DEFESA: Lara Negreiros Gobira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lara Negreiros Gobira
DATA : 31/10/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO DO CORPO TÉCNICO-ADMINSITRATIVO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Técnico-administrativo em Educação; Qualificação; PCCTAE;
Políticas Públicas; Plano de Carreira.


PÁGINAS: 226
RESUMO:

Este trabalho se propôs a analisar em que medida as políticas de qualificação constantes da Lei nº 11.091/2005 e as políticas próprias implementadas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) influenciaram os índices de educação formal do corpo técnico-administrativo da instituição. Tomando o conceito de carreira profissional enquanto política pública e desta enquanto ação governamental, considerando as relações entre Estado e sociedade na formação da agenda, este trabalho demonstrou como o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e as políticas de qualificação da Ufes estão em sintonia com os princípios da Reforma de Estado. Em seguida, fez-se um levantamento das principais políticas de qualificação profissional voltadas aos integrantes do PCCTAE elaboradas pelo governo e pela Ufes, bem como uma análise dos resultados dessas políticas na qualificação na Universidade. Para a análise, foi realizado levantamento de dados sobre a qualificação profissional do corpo técnico da Ufes de 2005 até 2023, que permitiram observar os efeitos dessas políticas nos índices de educação formal dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Ufes a partir da implantação do PCCTAE. Como resultado, verificou-se que o Incentivo à Qualificação, acessado por 93% dos TAEs da Ufes, em 2023, é a política de qualificação mais importante da carreira. Também foi possível demonstrar que, dentre as políticas de qualificação elaboradas pela Instituição, o afastamento para pós-graduação contribuiu efetivamente para a ampliação da qualificação dos TAEs, mesmo não tendo sido amplamente implementado; a concessão de carga horária, por sua vez, não atingiu seu objetivo inicial de promover qualificação para os graus inferiores ao mestrado, e tem sido utilizada como uma política substitutiva ao afastamento, embora os dados iniciais sejam insuficientes para resultados mais conclusivos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2308827 - CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA FARIAS DE SOUZA NOGUEIRA - UFGD
Externa à Instituição - PATRÍCIA APARECIDA FERREIRA
Presidente - 2577644 - VANIA APARECIDA REZENDE
Notícia cadastrada em: 25/10/2024 10:20
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06