OS REFLEXOS DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM: O CASO DO REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS (REANP) EM MINAS GERAIS
pandemia, indicadores educacionais, ENEM, desigualdade educacional
Este trabalho busca compreender quais os reflexos da pandemia na participação e no desempenho no ENEM, dos estudantes do ensino médio da rede estadual em Minas Gerais. O ENEM, enquanto instrumento de avaliação, foi escolhido por ser a principal forma de acesso ao ensino superior e um indicativo da expectativa do estudante de dar continuidade aos estudos. Foram analisados os Microdados do ENEM dos concluintes do ensino médio em Minas Gerais, no período entre 2017 e 2022. Verificou-se que existe uma associação entre fatores sociais e a perspectiva do aluno realizar a prova e obter melhor desempenho (nota mais elevada). Essa relação já existia antes do início da pandemia (março de 2020), mas se acentua a partir desta data, impactando de forma mais intensa alunos não brancos e das faixas de renda inferiores. O desempenho dos estudantes da rede estadual já era inferior ao das outras redes e permanece inferior após a pandemia do Covid-19. As ações realizadas pelo Estado no âmbito do REANP não foram suficientes para atender todas as necessidades dos estudantes. Dentre os principais problemas, listados como importantes para os estudantes da rede estadual, cita-se que o REANP não favoreceu a interação em tempo real entre discentes e docentes; o acesso aos equipamentos, à internet e ao material didático de qualidade foi limitado e/ou intempestivo.