MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO IF SUDESTE MG – CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI
Discentes; Motivos; Ensino Médio Integrado; IF Sudeste MG.
O direito à educação no Brasil passou por retrocessos e avanços desde a Constituição
Imperial de 1824, sendo reconhecido como direito social apenas em 1988. E, na esfera da
educação básica, o ensino médio transitou por diversas discussões quanto a sua finalidade, dada
a dicotomia entre a preparação para o ingresso no ensino superior ou para o mercado de
trabalho. Em 1996, o ensino médio teve sua identidade reconhecida com a promulgação da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96). Nesse contexto, os Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados como uma política pública
educacional a fim de superar essa oposição, abordando a educação básica e a formação
profissional de forma integrada, sem valorizar uma em detrimento da outra. Assim, o objetivo
deste trabalho é identificar os principais motivos que influenciaram os discentes a ingressarem
no Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG campus São João del-Rei. A metodologia tem
uma abordagem qualitativa, utilizando dados secundários de forma subsidiária e dados
primários coletados por meio de questionário e entrevista. Os questionários foram aplicados em
discentes regularmente matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG
– campus São João del-Rei e as entrevistas foram realizadas com professores do Ensino Médio
Integrado que ocupam cargos estratégicos na instituição. Como resultado, identificou-se que os
discentes ingressaram na instituição em razão da qualidade de ensino do ciclo básico do ensino
médio e, de forma complementar, a possibilidade de obter uma formação de nível técnico. Para
além disso, constatou-se que o IF Sudeste MG campus São João del-Rei desempenha um papel
importante no desenvolvimento dos discentes, sendo uma instituição que oferece uma formação
diferente das escolas regulares, proporcionando uma formação integrada e integral do ser
humano, por meio do ensino, pesquisa, extensão, incentivo ao esporte, assistência estudantil e
respeito à diversidade.