O EDUCAR SOMATOSSOCIAL E AS CORPOREIDADES EM BRASILIDADE:AOS MESTRES - AILTON, LEDA, NISE, PAULO E ZÉLIA
Educação somática social; Educação de educadores; Soma; Corporeidade;
A presente dissertação investiga a hipótese de que a educação somática social pode ser o início do fim dos privilégios sociais, capacitando os educadores a perceberem a corporeidade como uma totalidade integrada. A pesquisa propõe que, ao desenvolver uma compreensão holística da corporeidade, que supera dicotomias tradicionais entre corpo e mente, indivíduo e coletivo, e teoria e prática, os educadores podem reconhecer cada corporeidade como uma epistemologia própria. Por meio da valorização das experiências corporais dos alunos, a educação somática social promove um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo, onde as singularidades são respeitadas e integradas ao processo educativo. O estudo também destaca a importância da empatia, da comunicação não-verbal e da regulação emocional no contexto educacional, sugerindo que essas habilidades são fundamentais para a construção de um ambiente de aprendizado que desestabilize as dinâmicas de privilégio social. A dissertação, portanto, busca contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e promovam a justiça social na educação.