Canto Ancestral: Oralituras e Escrevivências Como Metodologias na
Prepração Vocal em Espetáculo de cabaré do Projeto "Cabaré Presente!
Tra(d)ição e Futuro"
Palavras-chave: Oralidade, Canto no Teatro, Pedagogia Decolonial, Praticas
Ancestrais, Voz e Corpo
A pesquisa propõe uma reflexão sobre a preparação vocal de atores em
espetáculos de teatro musical, com foco na oralidade como prática ancestral e o
resgate das práticas culturais marginalizadas pelo ensino tradicional, que prioriza
métodos eurocêntricos. A pesquisa dialoga com teóricos como Leda Maria Martins,
que define a oralitura como uma tecnologia ancestral de resistência, e Conceição
Evaristo, que vê a oralidade como um ato político de sobrevivência. Além disso, o
trabalho se conecta às práticas do "Cabaré Presente! Tra(d)ição e Futuro" projeto de
extensao sobre a arte do cabare desenvolvido na ufsj pelo prof cleber braga, onde
uma metodologia de treinamento foi desenvolvida baseada na oralidade, na
performance e na cultura popular. Essas práticas, que valorizam a expressividade
individual e a conexão entre voz, corpo e emoção, oferecem um modelo alternativo
ao ensino tradicional. A proposta questiona a colonialidade do saber e propõe um
método de criação mais inclusivo, que valorize a diversidade de vozes e saberes no
teatro.