Banca de DEFESA: JAQUELINE SIBELI FLORÊNCIO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE SIBELI FLORÊNCIO RIBEIRO
DATA : 27/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: CTAn - virtual Meet
TÍTULO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob o olhar da Arte: Uma experiência pelo conceito de Educação das Sensibilidades


PALAVRAS-CHAVES:

BNCC, Competências, Habilidade, Educação das Sensibilidades, Arte


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Esta pesquisa analisa a trajetória histórica da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizando seu desenvolvimento desde a promulgação da Constituição de 1988 até sua homologação final em 2018. A investigação parte da análise das diretrizes legais, conferências e programas educacionais que culminaram na elaboração da BNCC.A pesquisa propõe como questão central compreender o momento em que a educação brasileira rompe com uma perspectiva voltada ao cuidado, à experiência e à formação integral do sujeito, para adotar uma lógica voltada à produtividade e aquisição de competências e habilidades. A partir disso, problematiza-se a ruptura entre uma educação sensível e formativa e uma educação técnica e utilitária. Com base no conceito de "Educação das Sensibilidades", propõe um olhar alternativo à unificação curricular, destacando o papel da arte como possibilidade de resistência à padronização e como caminho para valorizar a experiência estética e afetiva dos educandos. Mostrando as possibilidades e as vivências de uma professora em sala de aula. Assim, esta dissertação contribui para o debate sobre os sentidos da educação no Brasil, propondo um resgate da dimensão sensível e formativa na prática pedagógica, em contraposição ao modelo tecnocrático atualmente em vigência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2319042 - CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
Interna - 036.612.366-10 - HELENIARA AMORIM MOURA - UFMG
Externo à Instituição - FERNANDO BUENO CATELAN
Notícia cadastrada em: 24/06/2025 15:09
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03