A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob o olhar da Arte: Uma experiência pelo conceito de Educação das Sensibilidades
BNCC, Competências, Habilidade, Educação das Sensibilidades, Arte
Esta pesquisa analisa a trajetória histórica da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizando seu desenvolvimento desde a promulgação da Constituição de 1988 até sua homologação final em 2018. A investigação parte da análise das diretrizes legais, conferências e programas educacionais que culminaram na elaboração da BNCC.A pesquisa propõe como questão central compreender o momento em que a educação brasileira rompe com uma perspectiva voltada ao cuidado, à experiência e à formação integral do sujeito, para adotar uma lógica voltada à produtividade e aquisição de competências e habilidades. A partir disso, problematiza-se a ruptura entre uma educação sensível e formativa e uma educação técnica e utilitária. Com base no conceito de "Educação das Sensibilidades", propõe um olhar alternativo à unificação curricular, destacando o papel da arte como possibilidade de resistência à padronização e como caminho para valorizar a experiência estética e afetiva dos educandos. Mostrando as possibilidades e as vivências de uma professora em sala de aula. Assim, esta dissertação contribui para o debate sobre os sentidos da educação no Brasil, propondo um resgate da dimensão sensível e formativa na prática pedagógica, em contraposição ao modelo tecnocrático atualmente em vigência.