O CADERNO EXPRESSIVO
como dispositivo de avaliação imanente
educação teatral; Caderno Expressivo; aprendizagem inventiva; avaliação imanente; dramaturgia.
Este estudo apresenta o desenvolvimento do Caderno Expressivo como um dispositivo estético de produção pedagógica em educação teatral para alunas e alunos do Ensino Fundamental. Concomitantemente, articula uma avaliação imanente por meio de Marcadores Expressivos, realizados a cada sessão de trabalho. Entremeado aos jogos e exercícios teatrais, o Caderno Expressivo costura todo o processo pedagógico, o que motiva sua investigação como um operador de funções dramatúrgicas em sala de aula. Para sustentar nosso debate, traremos experiências anteriores de avaliação na educação teatral, analisadas sob o prisma das vivências anteriores do autor como educador e estudante de teatro. De modo complementar, analisam-se as oficinas nas quais o Caderno Expressivo foi empregado como ferramenta central de avaliação e provocação estética, identificando possibilidades e desafios para sua melhoria enquanto dispositivo pedagógico que opere a aprendizagem inventiva de teatro.