Geração Automatizada de Questionários Interativos em Contextos Educacionais: Uma Abordagem por Design Science Research
O avanço da inteligência artificial (IA) tem promovido transformações profundas no cenário educacional, sobretudo no apoio a práticas pedagógicas mais interativas e personalizadas. No entanto, a adoção de plataformas computacionais interativas, que têm potencial para promover o engajamento dos estudantes e fortalecer os processos de avaliação formativa, ainda enfrenta desafios significativos. Apesar de disponibilizarem versões gratuitas, as principais plataformas impõem restrições significativas, sobretudo quanto à personalização e ao acesso a funcionalidades avançadas como, por exemplo, a geração automática de questionários por meio de inteligência artificial, as quais são liberadas apenas mediante assinatura de planos pagos. Estas restrições comprometem a autonomia dos docentes, impõem barreiras econômicas e reduzem a viabilidade de implementação de práticas pedagógicas mais dinâmicas, personalizadas e interativas. Em busca de contribuir com soluções neste contexto, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma plataforma web de código aberto, integrada a recursos de IA generativa, capaz de automatizar a criação de questionários e fomentar atividades interativas em tempo real. A pesquisa adota a abordagem Design Science Research (DSR), complementada pelo modelo do Diamante Duplo, para garantir rigor metodológico na concepção e validação do artefato proposto. Assim, busca-se disponibilizar uma plataforma computacional interativa, com funcionalidades sem limitações, como a geração de itens avaliativos (incluindo questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, abertas e flashcards), além de enquetes, nuvens de palavras e recursos para o acompanhamento do desempenho dos estudantes. Ao disponibilizar a ferramenta como código aberto e de uso livre, a proposta visa democratizar o acesso às tecnologias educacionais e fomentar práticas pedagógicas inovadoras e centradas no estudante.