O uso de ferramentas computacionais na remoção de vazamentos sonoros em gravações de bateria
A produção musical é uma área intrinsecamente ligada à tecnologia. As diferentes formas de registrar performances musicais ao longo dos anos influenciaram diretamente a maneira como as músicas são criadas. Com o avanço tecnológico das últimas décadas, o processo de produção musical passou por adaptações contínuas até atingir o formato atual, caracterizado por etapas que abrangem uma série de tarefas técnicas e estéticas. O advento das tecnologias digitais revolucionou a indústria musical, trazendo facilidades e novas possibilidades. Com o computador como centro da produção musical, tornou-se possível o desenvolvimento de diversas técnicas e ferramentas inovadoras para o processamento de áudio. Muitas dessas técnicas têm base em métodos computacionais tradicionais, abrangendo tanto o processamento de sinais quanto o uso da inteligência artificial. Isso permitiu que questões antes impossíveis de serem abordadas no ambiente analógico agora pudessem ser resolvidas no ambiente digital. Uma dessas questões diz respeito aos vazamentos sonoros em gravações de bateria. Embora esses vazamentos não representem necessariamente um problema na produção musical, a separação dessas interferências pode facilitar o processamento sonoro, trazendo mais dinamismo e eficiência para profissionais da área de áudio em contextos de produção contemporânea. Nesse sentido, este trabalho conecta os campos da música, do áudio e da computação ao investigar a viabilidade do uso de ferramentas de separação de fontes de áudio em situações reais de gravação de bateria. Dentro desse campo, uma subcategoria recente, conhecida como separação de fontes de bateria, tem se destacado na literatura, proporcionando avanços significativos para a solução dessas questões. Neste estudo, uma das principais ferramentas de separação de peças de bateria, o LarsNet, é aplicada a situações práticas e reais de gravação de bateria, permitindo avaliar o desempenho do modelo e sua aplicabilidade no cotidiano de profissionais da área de áudio. A ferramenta é testada em duas gravações de baterias executadas e captadas em contextos distintos, oferecendo uma análise comparativa de suas capacidades. Ao final do trabalho, os resultados são apresentados e discutidos, fornecendo uma visão detalhada da capacidade da ferramenta em lidar com os desafios apresentados e sua viabilidade no uso cotidiano por produtores musicais e engenheiros de áudio.