Sistemas Educacionais: Uma Proposta de Plataforma para Acompanhamento do Processo Avaliativo na Era das IAs Generativas
Inteligência artificial generativa, Avaliação formativa, Sistemas educacionais inteligentes
O avanço das tecnologias de inteligência artificial generativa trouxe novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem, mas também impôs desafios significativos ao processo avaliativo. A facilidade com que estudantes podem recorrer a ferramentas automatizadas para gerar respostas e trabalhos prontos tem dificultado a tarefa docente de acompanhar o real desenvolvimento do conhecimento. Nesse contexto, este trabalho propõe a modelagem e desenvolvimento de um sistema educacional inteligente voltado ao acompanhamento do processo de construção das atividades acadêmicas, com ênfase em avaliações discursivas, objetivas e de programação. O diferencial da proposta está na capacidade da plataforma em registrar e analisar o percurso do estudante durante a execução das atividades, fornecendo dados como número de tentativas, mensagens de erro, padrões de cópia e tempo de resposta. Esses dados serão utilizados para gerar relatórios de desempenho individualizados, apoiando o docente na avaliação formativa e na identificação precoce de dificuldades, lacunas de aprendizagem e possíveis riscos de evasão. A proposta busca, assim, contribuir para a manutenção da qualidade do ensino mesmo diante das transformações provocadas pelo uso crescente de IA na educação.