Banca de DEFESA: WAGNER LANCETTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER LANCETTI
DATA : 08/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:
Soft Skills Mais Procuradas em Profissionais de QA no Brasil com Desenvolvimento da Ferramenta TalentJobRadar para Recomendação de Empregos e Habilidades.
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Garantia de Qualidade; QA; Teste de software; Soft Skill; Sistemas de Recomendação; Recomendação de habilidades.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O controle de qualidade de software (QA) é realizada em conjunto com o desenvolvimento de software. Essencialmente, as atividades de controle de qualidade são conduzidas na esperança de avaliar até que ponto um produto de software se alinha com os requisitos predefinidos. Embora o controle de qualidade inclua tarefas altamente técnicas, muito parecidas com o desenvolvimento de software, ele permanece em grande parte um esforço centrado no ser humano. Consequentemente, as softskills podem desempenhar um papel significativo na contribuição para o sucesso de um projeto e na qualidade do produto, além de aumentar a produtividade dos profissionais de QA. Objetivo: Este trabalho possui dois objetivos principais: (i) investigar as soft skills mais procuradas para profissionais de QA, possíveis correlações entre essas soft skills, variações nos requisitos de soft skills com base no nível de senioridade dos cargos, e possíveis diferenças nas expectativas de soft skills de acordo com o tamanho das empresas contratantes; e (ii) com base nessas análises, fornecer uma ferramenta de recomendação de empregos e habilidades para usuários, focada no mercado brasileiro. Método: Foram analisadas soft skills em 2164 anúncios de emprego de empresas brasileiras. O processo de extração de dados seguiu uma abordagem indutiva e orientada por dados que incluía etapas manuais e automatizadas. Resultados: aproximadamente 91% dos anúncios de emprego listam pelo menos uma soft skill. Foram identificadas 32 soft skills, das quais cinco habilidades destacam-se como as mais procuradas: habilidades relacionadas à comunicação, planejamento, inovação, colaboração e comunicação escrita. Notavelmente, empresas de diversos tamanhos consistentemente priorizam habilidades relacionadas à comunicação e planejamento, considerando-as cruciais para profissionais de QA. Dados os resultados obtidos, emergiu a necessidade de criação de uma ferramenta de recomendação para a área de QA, a fim de contornar o problema constantemente negligenciado sobre a demanda por soft skills. Discussão: A análise dos resultados ressalta a importância crítica de cinco habilidades interpessoais: habilidades relacionadas à comunicação, planejamento, inovação, colaboração e comunicação escrita. Dessa forma, os resultados desse estudo têm potencial valor para profissionais de QA no Brasil que buscam aumentar sua empregabilidade e auxiliando aqueles na indústria responsáveis pelas contratações, bem como para aqueles que buscam propor abordagens baseadas em pesquisa para currículo e desenvolvimento profissional. Além disso, a ferramenta beneficiaria especialmente os usuários que desejam iniciar suas carreiras na área de QA ou aprimorar sua situação atual adquirindo novas habilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2058929 - ELDER JOSE REIOLI CIRILO
Externo à Instituição - RAPHAEL WINCKLER DE BETTIO - UFLA
Presidente - 2400331 - VINICIUS HUMBERTO SERAPILHA DURELLI
Notícia cadastrada em: 27/09/2024 14:06
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05