Banca de DEFESA: ISABELA TEIXEIRA DE ASSIS COELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA TEIXEIRA DE ASSIS COELHO
DATA : 12/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal de São João del Rei
TÍTULO:

PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DE SÃO TIAGO/MG


PALAVRAS-CHAVES:

Indicação Geográfica; Valorização de Produtos; Marketing Territorial; Plano de Marketing; Estratégias de Marketing


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) conferida a produtos ou serviços originários ou procedentes de uma determinada região pode beneficiar toda a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental do território. No entanto, somente o registro de IG pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) não garante os impactos positivos esperados. No pós-implementação, são necessários o desenvolvimento de estratégias e o alinhamento de ações para que as IGs possam atingir todo seu potencial. Diante disso, este estudo tem por finalidade desenvolver proposta de estratégias de marketing para a Indicação Geográfica do biscoito de São Tiago/MG, que, concedida desde 2013, ainda não conseguiu gerar vantagens para os envolvidos e para a região. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e aplicada, utilizando-se a estratégia da pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu com pesquisas bibliográfica e documental, além das observações ocorridas durante as visitas ao ambiente produtivo para reuniões com membros da Associação São-tiaguense dos Produtores de Biscoito (Assabiscoito), entidade requerente da IG em questão, e com representantes de outras instituições envolvidas com esse ativo. Os dados apurados foram tratados considerando a análise de conteúdo. Como resultado, elencaram-se os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades da IG. Além disso, foram analisados os mercados internacional, nacional e local de biscoitos, identificando o comportamento do consumidor, para, assim, definir a melhor estratégia competitiva de posicionamento para a IG. Com isso, foi possível verificar a composição do composto de marketing e, enfim, obter estratégias condizentes com as fragilidades locais, favorecendo o alinhamento de ações, que poderão, juntamente com uma gestão estruturada, contribuir para maior movimento da economia e geração de emprego e renda.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SABINO CALDAS - UEMG
Interno - 1211816 - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
Externa à Instituição - MÔNICA CARDOSO GOMES - SEBRAE
Presidente - 1885667 - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
Externa à Instituição - SÍLVIA BEATRIZ BEGER UCHOA - UFAL
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 15:02
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