Banca de QUALIFICAÇÃO: JUNIVANIA APARECIDA DOS SANTOS LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUNIVANIA APARECIDA DOS SANTOS LACERDA
DATA : 30/05/2025
HORA: 13:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Educação empreendedora em uma universidade pública do interior de Minas Gerais: Análise de desenvolvimento de uma ferramenta gamificada para auxílio na aprendizagem do modelo Canvas.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Empreendedora, Gamificação, Modelo de negócio Canvas, Software educacional, Aprendizagem com jogos.


PÁGINAS: null
RESUMO:

A educação empreendedora exige inovação pedagógica contínua para permanecer relevante dentro do cenário tecnológico em rápida evolução na academia. Modelos de ensino tradicionais, embora fundamentais, muitas vezes não conseguem ressoar com a geração mais jovem tecnologicamente experiente, levando a uma lacuna na motivação e no engajamento. Contudo, entre as estratégias de ensino aprendizagem atuais, a gamificação no ensino superior vem se destacando como alternativa no processo ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa propõe uma abordagem com a criação de uma estrutura gamificada, um aplicativo, chamado “Canvas Education” com o intuito de aprimorar o processo de aprendizagem relacionado a perfis de modelos de negócios como B2B, B2C, B2E, B2G, B2B2C, C2C e D2C usando o modelo de negócio Canvas. Para isto, a metodologia utilizada neste trabalho foi baseada no modelo Design Science Research (DSR) que tem emergido como um método apropriado a diversas investigações na área da educação. A pesquisa é de natureza qualitativa através de um estudo de caso do desenvolvimento de um aplicativo e teve como estratégia garantir um rigor no ciclo de avaliação e validação do material desenvolvido. Dessa maneira, optou-se pela pesquisa-ação, cujo objetivo, será possibilitar que os discentes sejam protagonistas na construção do conhecimento e na resolução de problemas práticos. Para exemplificar o uso do modelo-DSR apresentaremos um aplicativo que funcionará como um jogo baseado em quiz sobre modelo de negócio Canvas, acessível online por meio de smartphones, tablets ou computadores, que facilitará o aprendizado interativo. Foram realizados testes na plataforma durante seu desenvolvimento e após testes funcionais que asseguraram seu registro e sua proteção legal no INPI.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1367304 - ALEXSANDRO SOBREIRA GALDINO
Externo à Instituição - ANDRE LUIS SILVA - UFOP
Interno - 1176248 - ERIVELTO LUIS DE SOUZA
Externo à Instituição - JOAO INACIO SOLETTI - UFAL
Externo ao Programa - 1671360 - LUIS FERNANDO SOARES
Notícia cadastrada em: 14/05/2025 16:19
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05