Ações relacionadas ao uso de metodologias ativas para o ensino inovador do empreendedorismo acadêmico: proposta do jogo didático gamificado Pitchboard.
Empreendedorismo. Educação inclusiva. Metodologias ativas. Ensino inovador. Acessibilidade.
O empreendedorismo tem sido amplamente discutido como um vetor estratégico para o crescimento econômico e o desenvolvimento das nações. A inserção desse tema como conteúdo didático em sala de aula configura-se como uma abordagem pedagógica relevante, possibilitando que jovens estudantes tenham contato, ainda durante sua formação acadêmica, com aspectos fundamentais do universo dos negócios. Essa prática visa ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, seja por meio do fortalecimento de suas trajetórias profissionais, seja pela promoção de habilidades empreendedoras para a criação de seus próprios negócios. Nesse contexto, o presente estudo propõe-se a analisar o impacto de ações pedagógicas baseadas no uso de metodologias ativas voltadas para o ensino inovador do empreendedorismo, através do levantamento bibliográfico de experiências relacionadas à temática realizadas em cursos de graduação e pós-graduação de instituições nacionais e internacionais, dados esses compilados em uma revisão sistemática da literatura. Como resultado prático dessa iniciativa, foi desenvolvido um jogo didático de tabuleiro, intitulado PitchBoard, registrado sob a patente BR1020240236513. O jogo foi concebido com o propósito de trabalhar, de maneira lúdica e construtiva, a elaboração de pitches de vendas. Essa ferramenta pedagógica apresenta-se como um recurso complementar valioso para professores e alunos em disciplinas de empreendedorismo e áreas correlatas, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes pelo universo empresarial, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ademais, o PitchBoard possui peças adaptadas com inscrições em braile, promovendo a inclusão social no ensino do empreendedorismo inovador e ampliando o acesso de estudantes com deficiência visual a conteúdos relevantes para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Por conseguinte, essa abordagem inclusiva e dinâmica reforça a importância de práticas educacionais que integram inovação, ludicidade e acessibilidade, contribuindo para a formação de indivíduos preparados para os desafios do mercado contemporâneo.