DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A PERMANÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NOS CURSOS TÉCNICOS DE GRATUIDADE DO SENAC EM DIVINÓPOLIS
O desinteresse dos alunos em cursos técnicos é uma questão crítica no Brasil, afetando milhões de estudantes e comprometendo o desenvolvimento socioeconômico do país, visto que recursos são alocados para a formação técnica. Diante dessa preocupação, este estudo propõe o desenvolvimento de um instrumento tecnológico voltado para a coleta e análise do índice de abandono escolar no SENAC Divinópolis, em Minas Gerais. A proposta é inovadora, pois busca criar uma solução tecnológica que possibilite uma identificação mais precisa das causas subjacentes à evasão escolar. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa com o objetivo de desenvolver um instrumento capaz de coletar dados relevantes para essa análise. A construção desse instrumento utilizará dados já disponíveis em relatórios de consulta pública. Como produto final, a ferramenta será capaz de fornecer informações detalhadas sobre os motivos que levam os alunos a abandonar os cursos, permitindo a criação de estratégias eficazes de retenção na instituição. O projeto não apenas identificará os problemas, mas também proporá soluções práticas e sustentáveis que visem melhorar a experiência educacional e reduzir os índices de evasão na unidade. Espera-se que essa iniciativa contribua para o aprimoramento da educação profissional na região e, potencialmente, em todo o Brasil, otimizando o uso de recursos e fortalecendo a formação técnica.