AÇÕES RELACIONADAS AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O
ENSINO INOVADOR DO EMPRENDEDORISMO ACADÊMICO
Atualmente, o tema empreendedorismo tem sido cada vez mais discutido, como via para o crescimento econômico e desenvolvimento das nações. A abordagem desse tema como conteúdo didático em sala de aula, apresenta-se como uma estratégia para que os jovens possam ter contato ainda durante sua formação acadêmica com aspectos relacionados ao mundo dos negócios, o que poderá propiciar a eles maiores opções no mercado de trabalho, tanto no desenvolvimento de suas carreiras quanto na criação de seus próprios empreendimentos. Nesse sentido, o presente trabalho ora aqui apresentado, tem por finalidade analisar o impacto das ações relacionadas ao uso de metodologias ativas para o ensino inovador do empreendedorismo. Como produto dessa temática, desenvolveu-se um jogo didático de tabuleiro, denominado de PitchBoard, que foi patenteado ( BR1020240236513) e elaborado para trabalhar o pitch de vendas, de forma construtiva e lúdica. Esse jogo poderá ser utilizado pelos professores e alunos como material complementar em disciplinas de empreendedorismo e afins, com o intuito de estimular o interesse dos jovens pelo empreendedorismo e mundo dos negócios facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Ainda, o jogo, por ter as peças também escritas em braile, representa uma forma de inclusão social ao ensino do empreendedorismo inovador.