Banca de DEFESA: VERA LUCIA DA PAIXAO CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERA LUCIA DA PAIXAO CORDEIRO
DATA : 22/08/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Empresas-filhas da Universidade Federal de São João del-Rei e a sua relação com o empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo; Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologia; Empresas-filhas; Criação.


PÁGINAS: 187
RESUMO:

A universidade empreendedora e a transferência de conhecimento e tecnologia no contexto da interação universidade-empresa têm sido amplamente discutidas. Um exemplo relevante é a criação de empresas, conhecidas como empresas-filhas das universidades. Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), observa-se uma carência de informações sobre empreendedorismo, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e o processo de criação dessas empresas. Motivados por essa falta de informações, desenvolvemos este estudo cujo objetivo foi levantar o perfil das empresas-filhas da UFSJ. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, com métodos quantitativos e qualitativos. Os dados secundários foram obtidos junto ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social (NETEC), enquanto os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com representantes das empresas. Para análise, foram utilizadas estatística descritiva com o software Microsoft Excel e análise de conteúdo com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados revelaram que a UFSJ possui 121 empresas-filhas cadastradas, das quais apenas 11% são de base tecnológica. A maioria foi fundada nos últimos treze anos (95%), é composta por microempresas (66%), atua nos setores de comércio e serviços (14,9%) e está localizada na região de abrangência da universidade, localizadas principalmente na cidade de São João del-Rei (23,1%). O número reduzido de registros de propriedade intelectual (43%) indica um perfil predominantemente não tecnológico. Das treze spin-offs identificadas, apenas duas possuem licenciamento realizado, e uma está em andamento. A análise de conteúdo evidenciou termos como “relacionamento”, “dificuldades” e “habilidades”, revelando percepções dos empreendedores sobre os desafios enfrentados como questões prática, burocrática e de gestão. Entende-se que tais dificuldades podem ser amenizadas com o apoio institucional, por meio de ações que desenvolvam competências empreendedoras e fortaleçam a relação entre universidade e empresa. O estudo proporcionou uma compreensão aprofundada do papel das empresas-filhas na região, destacando oportunidades de crescimento e parcerias. Percebeu-se a importância de incentivar a criação de novos empreendimentos a partir do conhecimento gerado na universidade, especialmente por meio da aplicação de patentes. Esse levantamento pode orientar ações futuras da UFSJ para fortalecer o relacionamento com essas empresas, promovendo um ecossistema empreendedor regional.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IZABELLA CARNEIRO BASTOS - UNIFAL-MG
Externo à Instituição - JOAO INACIO SOLETTI - UFAL
Presidente - 1675931 - PAULO AFONSO GRANJEIRO
Notícia cadastrada em: 28/07/2025 15:36
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05