ARTE, TÉCNICA E FOTOGRAFIA A PARTIR DE MARTIN HEIDEGGER
Arte, Técnica, Fotografia, Ontologia da Arte, Hermenêutica da Arte.
A presente pesquisa analisa como a noção grega da Alétheia molda o pensamento de Martin Heidegger acerca da Arte e da Técnica como modos de revelação do Ser. Nesse contexto, o trabalho apresenta os conceitos da hermenêutica de Heidegger que sustentam esse argumento e introduz a Fotografia como Arte no horizonte da revelação, conduzidos pela questão: como Arte, Técnica e Fotografia revelam o Ser? A partir da interpretação de textos de Heidegger em obras como Sein und Zeit, Die Ursprüng des Kunstwerkes e Die Frage nach der Technik, no primeiro capítulo introduzimos como a Aletheia molda o pensamento de Heidegger acerca da questão do Ser, uma vez que Aletheia diz respeito a verdade do Ser enquanto desvelamento do seu velamento. A tempo, introduzimos como Arte e Técnica são compreendidos a partir desse relevo, esclarecendo o contexto da discussão para a qual Heidegger contribui. No desenvolvimento, apresentamos os principais conceitos hermenêuticos que sustentam o argumento da Arte e Técnica como modos de revelação do Ser no mundo, a saber: Hermenêutica, Alétheia, Welt und Erde, Techné, Ge-stell e Poiesis. Nas Considerações Finais, analisamos a discussão do capítulo e introduzimos a Fotografia, fornecendo um prelúdio dos próximos capítulos. Embora Heidegger não pense estritamente acerca da Fotografia, a sua hermenêutica fornece um campo rico para articular essa aproximação. A pesquisa caminha com a hermenêutica e busca realizar uma revisão de literatura, examinando o pensamento de Heidegger e interlocutores. Esses textos ajudam a situar a discussão acerca da Arte em meio às preocupações amplas de Heidegger com a Técnica Moderna.