“Quem entende essa voz sem as vozes que ele traz no interior”: processos de aprendizagem e desenvolvimento musical de Milton Nascimento
Palavras-chave: Milton Nascimento; Música popular e aprendizagem; Práticas informais de aprendizagem em música.
RESUMO
Esta dissertação investiga os processos de aprendizagem e desenvolvimento musical de Milton Nascimento ao longo de sua trajetória como cantor, compositor, arranjador e instrumentista. Em 2024, o artista celebrou sessenta anos de carreira na indústria fonográfica, sendo amplamente reconhecido pela sofisticação e qualidade de sua obra, bem como por sua habilidade em transitar entre diferentes gêneros e fronteiras musicais. Diante da ausência de uma formação específica na área para a maioria dos músicos populares do século XX no Brasil, esta pesquisa busca compreender como se deram os processos formativos de Milton Nascimento. Por meio de análise documental e revisão bibliográfica, foram identificadas algumas categorias que caracterizam seu processo de aprendizado e desenvolvimento musical, das quais trataremos o fazer musical na fronteira entre canção e música instrumental e os processos de criação musical. Os resultados indicam que a liberdade de experimentação, combinada com estímulos à produção sonora desde a infância, permitiu que Milton expandisse progressivamente sua capacidade de expressão musical, sobretudo por meio da voz e de instrumentos. Sua formação, que ocorreu fora de ambientes formais de ensino, foi moldada por múltiplos processos de aprendizagem, em que a integração entre apreciação, execução, improvisação e composição, aliada à ênfase na criatividade, desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento artístico. Assim, esta dissertação contribui para a compreensão dos mecanismos informais de aprendizagem musical a partir dos quais se formou grande parte dos músicos populares do Brasil no século XX.