A face oculta da lua: o pensamento filosófico e pedagógico de Ian Guest
Palavras-chave: Ian Guest, Musicalização, Solfejo, Educação Musical.
Este projeto aborda o pensamento filosófico e pedagógico de Ian Guest (1940–2022), músico, compositor e educador húngaro-brasileiro. Embora amplamente reconhecido como professor de harmonia e arranjo, com atuação em importantes festivais musicais do Brasil e como fundador do Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM), uma de suas facetas mais vigorosas e originais foi o trabalho de musicalização e percepção musical voltado a jovens e adultos. Essa dimensão, menos conhecida, de musicalizador e pensador da educação musical, aliada à ausência de publicações do próprio autor sobre o tema, constitui o problema desta pesquisa: a carência de investigações aprofundadas sobre a originalidade e a relevância de sua metodologia e de seu pensamento músico-pedagógico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar e compreender as práticas e reflexões pedagógicas e filosóficas propostas por Ian Guest no campo da educação musical, reunindo, descrevendo e analisando suas ideias, práticas e processos desenvolvidos em (e sobre) sala de aula. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica e documental em diferentes suportes, desde documentos físicos — como cadernos, livros pessoais com anotações manuscritas, cartas e diários — até registros digitais, como e-mails, entrevistas audiovisuais e a cinebiografia lançada em 2021 por Marcello Baia Nicolato. Como parte inicial do percurso investigativo, foi realizado também um levantamento do estado da arte a respeito de Ian Guest, mapeando 51 trabalhos acadêmicos que tratam de sua obra e atuação. A análise dos dados coletados será conduzida segundo a técnica de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2016) e Moura et al. (2020), por meio da categorização e interpretação dos materiais. Com os resultados da pesquisa, espera-se lançar bases sólidas para a compreensão da visão e da prática didática de Ian Guest, favorecendo estudos e publicações futuras sobre sua atuação como músico-educador e contribuindo para a disseminação de seu legado junto a novos públicos e gerações que não tiveram o privilégio de aprender diretamente com o mestre.