A PRÁTICA DE CONJUNTO NO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA Pe. JOSÉ MARIA XAVIER: UMA PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS COM PROFESSORES E ALUNOS SOBRE SUAS PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS
Educação Musical; Prática de conjunto; Prática musical em conjunto; Ensino coletivo de Música; Documentos escolares; Planejamento escolar; Projeto Pedagógico; Conservatórios de Minas Gerais
A presente pesquisa, realizada no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier (CEM PJMX), em São João del-Rei, tem como objetivo analisar a disciplina Prática de Conjunto oferecida pela instituição. O estudo investiga as percepções de professores, alunos e da própria instituição acerca dessa disciplina, examinando os critérios de enturmação de alunos e seus impactos no formato dos grupos, na faixa etária e no nível de habilidades dos participantes. Além disso, avalia a adequação da carga horária das aulas, considerando as diretrizes estabelecidas nos documentos escolares e os relatos de professores e alunos sobre suas práticas e experiências. A motivação para este estudo decorre da ausência de pesquisas específicas sobre a temática em conservatórios de Minas Gerais. Para tanto, foi empregada a metodologia de pesquisa de métodos mistos, no formato de projeto paralelo convergente, que integra dados qualitativos e quantitativos para uma análise abrangente e interpretação consolidada dos resultados. Este trabalho busca contribuir para o campo da educação musical, especialmente no contexto do ensino de Prática de Conjunto em grandes conservatórios mineiros, oferecendo subsídios para reflexões e aprimoramentos pedagógicos.