Métodos Ativos em Música em diálogo com as Metodologias Ativas no século XXI: confluências e divergências
educação musical, metodologias ativas, métodos ativos em Música
A presente dissertação investiga as relações entre os métodos ativos utilizados na educação musical e as metodologias ativas amplamente difundidas no ensino regular contemporâneo, com o propósito de compreender em que medida essas abordagens convergem ou divergem, especialmente no contexto da prática docente vivenciada pela autora. Como objetivos específicos, a pesquisa propõe: identificar os fundamentos teóricos das metodologias ativas e dos métodos ativos de ensino musical por meio de revisão bibliográfica; desenvolver práticas pedagógicas em aulas de musicalização que integrem elementos de ambas as abordagens; relatar e analisar as experiências desenvolvidas em sala de aula; e propor estratégias pedagógicas que conciliem os princípios das metodologias ativas com os fundamentos históricos e sensoriais da educação musical. A investigação adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com suporte metodológico na pesquisa bibliográfica e na pesquisa-ação. O estudo ancora-se em experiências didáticas realizadas no Ensino Fundamental I de uma instituição de ensino da rede privada que adota oficialmente práticas de metodologias ativas em sua proposta pedagógica. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a reflexão crítica sobre as práticas docentes em educação musical e para o fortalecimento de uma formação pedagógica que valorize tanto a inovação metodológica quanto a preservação dos fundamentos da tradição musical, assim como que as estratégias pedagógicas propostas favoreçam uma aprendizagem musical significativa, sensível e alinhada às exigências formativas do século XXI.