Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA MARA DE CARVALHO SILVA

DISCENTE : SONIA MARA DE CARVALHO SILVA
DATA : 13/04/2021
LOCAL: Video conferencia

Filosofia para crianças em escola do ensino fundamental em são joão del -rei/MG

Comunidade de investigação filosófica. Formação de professores. Prática Pedagógica.

A presente pesquisa busca compreender os possíveis impactos do Programa de Extensão “Comunidade de Investigação Científica” (CIF), do Laboratório de Educação em Filosofia (LAFIL), pertencente ao Departamento de Filosofia, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola estadual de São João del-Rei, no qual atuo como professora efetiva. O caminho que comecei a percorrer, partiu da curiosidade de conhecer mais sobre a filosofia para crianças, por perceber que algo havia mudado nos meus alunos, com a participação deles no projeto. Durante a pesquisa, passei a estranhar o ambiente escolar, o qual já estava familiarizada, indagando sobre os possíveis impactos da CIF, não mais nos alunos, mas no fazer pedagógico das professoras que habitavam aquele espaço escolar. Para esse caminhar científico, utilizei a metodologia de Estudo de Caso e como instrumento para a construção de dados, empregamos a entrevista narrativa com duas professoras que receberam a CIF nas turmas para as quais lecionavam. A análise de conteúdo foi escolhida para analisar as entrevistas e refletir sobre os possíveis impactos da CIF, na prática pedagógica docente, na formação de professores, na relação dos projetos com as escolas que os recebem.

Presidente - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Interna - 1881988 - MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
Externa à Instituição - ROSANA APARECIDA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 08/04/2021 14:56