Banca de DEFESA: ANA PAULA NOGUEIRA GODOI

LOCAL: Videoconferência

ALTERAÇÕES BUCAIS EM GESTANTES DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS/MG

Gestante, Saúde bucal, Cuidado Pré-Natal, Pré-Natal, Tratamento Odontológico

A saúde materna durante a gestação é um dos determinantes do nascimento de um bebê saudável. Neste contexto, a manutenção da saúde bucal durante a gestação e puerpério, é tida como um importante problema de saúde pública, sendo recomendado o seu acompanhamento através do Pré-natal Odontológico. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi mensurar a prevalência e os fatores associados às alterações bucais nas gestantes que realizam pré-natal nas Unidades de Saúde públicas do Município de Divinópolis-MG, no período de setembro de 2019 a junho de 2020. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSJ através do parecer 3.614.386, CAEE 20648719.3.0000.5545. A média de idade dessas mulheres foi de 26 anos. A maioria possui o segundo grau completo ou mais. Contudo, as análises bivariadas demonstraram uma forte associação entre doença periodontal e baixa escolaridade, e entre cárie dentária e baixa escolaridade. Na regressão logística ficou evidente que as variáveis idade, última visita ao dentista, uso de palito dental, auto relato saúde bucal ruim estiveram associadas à doença periodontal; as variáveis uso de fio dental, comorbidades prévias, auto relato de saúde bucal ruim, ingestão regular álcool, orientação para procurar dentista na gestação estiveram associadas a doença cárie; as variáveis uso de fio dental, comorbidades prévias, auto relato de saúde bucal ruim, ingestão regular de álcool, orientação para procurar dentista na gestação estiveram associadas à infecção bucal geral. Em suma, este estudo destaca as disparidades sociodemográficas na saúde bucal de gestantes no município de Divinópolis, a importância do pré-natal odontológico e fornece resultados úteis para adaptar intervenções para gestantes e seus bebês. Vale ressaltar que são necessários mais estudos sobre alterações bucais em gestantes do município de Divinópolis.

Externa à Instituição - SUCENA MATUK LONG - UMESP
Interno - 1676450 - GUSTAVO MACHADO ROCHA
Externa à Instituição - LEILISMARA SOUSA NOGUEIRA - UFSJ
Presidente - 1699263 - MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO