PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO RELACIONADAS AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE TÓPICOS DE ESTATÍSTICA, ANALISADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS-MG
Ensino na pandemia, Estatística, TDICs
Devido a situação a situação de pandemia causada pela Covid-19, os professores precisaram se reinventar em suas atividades e os alunos precisaram se adaptar a nova realidade. Em relação a educação, que teve suas atividades suspensas, muitas dúvidas de como oferecer um ensino eficiente surgiu. Atrelado a isso, também ficou exposto a fragilidade do sistema educacional, despreparado tecnologicamente para atender a todos. Neste contexto, o uso de tecnologias passou a ser fundamental para a execução da prática de ensino. Sendo assim, neste trabalho buscou-se entender as percepções dos professores de matemática e alunos do ensino médio relacionadas ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de apoio no ensino de tópicos de estatística, analisadas em uma escola pública estadual do município de Divinópolis-MG. Para obter as informações necessárias, foi feito um levantamento de dados dos professores de matemática e de alunos de uma escola pública estadual. Foi possível notar que inicialmente os professores não tinham as habilidades necessárias para a condução das aulas, sendo necessário uma rápida busca de qualificação. Os alunos consideram o uso da tecnologia importante como ferramenta de apoio no ensino, mas referem as aulas presencias.