Banca de DEFESA: MARCO AURÉLIO NOGUEIRA LEÃO

DISCENTE : MARCO AURÉLIO NOGUEIRA LEÃO
DATA : 28/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/cdd-xzto-wdf

UMA DECADA DE QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENEM: ANÁLISE DAS PROVAS E DAS PRÁTICAS DE ENSINO

Exame Nacional do Ensino Médio; Matemática e suas tecnologias; Professores de matemática; Competências e habilidades.

Somente com o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997, os conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória foram inseridos no currículo da Educação Básica, sendo que incialmente foi apenas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em 1998 para os anos finais do Ensino Fundamental e, em 1999 para o Ensino Médio. No entanto, observa-se que ainda há uma lacuna no ensino probabilístico e estatístico, mais especificamente nas duas primeiras séries do Ensino Médio, que tem reflexo direto nos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo teve por objetivo analisar quantitativamente as questões relacionadas à probabilidade e estatística envolvidas na prova de Matemática e suas tecnologias do ENEM, entre os anos de 2009 a 2019, conforme a abordagem das habilidades e competências. Foi também aplicado um questionário a professores de matemática do ensino médio com a finalidade de auxiliar na compreensão de como as práticas docentes têm se organizado em relação ao ensino de questões associadas à Probabilidade, Estatística e Cálculo Combinatório. Ao longo do estudo pode-se compreender que é fundamental que as escolas devem capacitar os alunos do ensino básico, para a realização deste exame, criando novas estratégias de ensino que possam favorecer o desenvolvimento das habilidades de probabilidade e estatística. Tendo em vista os resultados apresentados nesse trabalho, percebe-se uma quantidade considerável de questões de Estatística, Probabilidade nas provas do ENEM, e com isso a importância de que tais assuntos sejam tradados de forma ainda mais atenciosa no ensino básico, principalmente em todo o ensino médio.

Presidente - 1247736 - CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
Externo à Instituição - EVERTON LUIZ DE PAULA - UFVJM
Interna - 2332778 - LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
Notícia cadastrada em: 26/07/2021 17:48