Banca de DEFESA: VALDEMIR MARTINS FILHO

DATA : 13/08/2021
LOCAL: meet.google.com/isd-ooki-vfs

METODOLOGIAS ATIVAS E UMA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO MÉDIO

Metodologias Ativas. Ensino. Matemática. Ensino médio.

Tendo em vista os diversos problemas enfrentados no ensino de matemática e suas consequências, surge a necessidade pela busca de atualização, inovação e estudo de procedimentos voltados para ferramentas de ensino. Neste cenário, investigações relacionadas às outras práticas pedagógicas têm conceituado metodologias ativas como uma proposta possivelmente viável na busca por melhorias no aprendizado. Neste sentido, este estudo objetiva discutir a importância de metodologias ativas, refletir a necessidade de atualização e complementação das práticas atuais, descrever os benefícios derivados de práticas ativas, identificar quais fatores atrelados aos métodos contribuem no processo, realizar estudo de ações que estão sendo abordadas e por fim propor possibilidades de execução no ensino médio, em especial na disciplina de matemática, mais especificamente no ensino de funções. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter investigativo com o intuito de verificar os possíveis benefícios dessas metodologias ativas. Os resultados apontam que  a implementação de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, contribuem positivamente na formação social e profissional do discente, aumenta a representatividade da escola enquanto espaço de formação, eleva os níveis de consolidação dos conteúdos além de promover melhores condições de trabalho. E deste modo, podem proporcionar a melhores resultados no processo de aprendizagem, assim como promover maior satisfação aos envolvidos no meio educacional.

Presidente - 434940 - FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
Interna - 1449337 - VIVIANE PARDINI VALERIO
Externo à Instituição - SANDRO RODRIGUES MAZORCHE - UFJF
Notícia cadastrada em: 28/07/2021 20:03