Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANA CAROLINE DE PAULA ROCHA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : DAYANA CAROLINE DE PAULA ROCHA DE OLIVEIRA
DATE: 28/10/2022
TIME: 09:00
LOCAL: online
TITLE:

DESENHOS E HISTÓRIAS INFANTIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 


KEY WORDS:

Contação de História; Imaginação; Ensino de Geografia; Anos Iniciais.


PAGES: 67
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
SPECIALTY: Métodos e Técnicas de Ensino
SUMMARY:

As histórias infantis bem como os desenhos fazem parte da infância da maioria das crianças. A imaginação e a criatividade integram o crescimento e a construção das fases da escolaridade. Dentre todas essas linguagens citadas podemos encontra-las nos anos iniciais do ensino fundamental na geografia. Desta forma, o presente estudo dissertativo tem como objetivo analisar as competências do uso das histórias infantis relacionadas na elaboração de desenhos e produções de textos para o desenvolvimento dos saberes geográficos dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Se busca inserir no âmbito escolar a contação de histórias infantis junto ao ensino de geografia, para que assim haja uma assimilação de conteúdo. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2° ano do ensino fundamental 1 de uma escola particular situada na cidade de Conselheiro Lafaiete em Minas Gerais, na região sudeste do Brasil. Para a contação de histórias, a saber: “Chapeuzinho Vermelho” escrita pelos irmãos Grimm e “ O menino que colecionava lugares” escrito por Jader Jane. Foram desenvolvidos pelos alunos, desenhos, maquetes, produções de textos e um e-book, abordando os conceitos de lugar e paisagem, onde foi possível analisar como tais conceitos foram absorvidos de forma clara e objetiva pelos discentes. Ao final, se constata a capacidade em que a contação de histórias e as histórias infantis associada ao ensino de geografia, traz em seu contexto as vivências e bagagens referente aos alunos.


BANKING MEMBERS:
Externa à Instituição - PAULA CRISTIANE STRINA JULIASZ
Externa à Instituição - PATRICIA ASSIS DA SILVA
Externa à Instituição - ANDREA APARECIDA ZACHARIAS - UNESP
Notícia cadastrada em: 05/10/2022 18:26
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02