Banca de DEFESA: GRASIELE MOREIRA SILVA

DISCENTE : GRASIELE MOREIRA SILVA
DATA : 02/02/2021
LOCAL: Plataforma virtual - Google meet -

“Hortar e Colher: Aprendizagem ambiental e ressignificação na escola”

Agroecologia, Horta escolar, Pensamento Sistêmico, Transdisciplinaridade.

A inclusão de hortas escolares no meio urbano pode trazer inúmeros benefícios como o contato com o meio natural, estimular bons hábitos alimentares e promover a educação ambiental. Essa pesquisa foi realizada na Escola Estadual Idalina Horta Galvão, em São João del-Rei – MG, com alunos do 4º e 5º anos do Fundamental I, tendo como objetivo avaliar como a transformação do espaço escolar em uma horta agroecológica pode influenciar no aprendizado ambiental, na segurança alimentar e na ressignificação do recinto escolar. Este estudo orientou-se pelo processo construtivo da Agroecologia, por meio do pensamento sistêmico e da transdisciplinaridade para levar preceitos de agricultura sustentável ao âmbito educacional. A pesquisa teve abordagem qualitativa, elegeu-se uma metodologia participativa, por meio de oficinas pedagógicas, do trabalho coletivo e como inspiração a Metodología Tierra de niñas, niños y jóvenes para el buen vivir (TiNi), que atua no sentido de ajudar crianças a entenderem seu papel no desenvolvimento sustentável nas cidades. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas por meio de questionário, diário de campo e fotografias, sendo estas informações coletadas através da observação participante. Dentre os resultados alcançados destacam-se a apropriação e sentimento de pertencimento das crianças pela horta, a incrementação da merenda escolar com alimentos frescos e saudáveis, a melhoria das relações interpessoais durante as atividades, a revitalização paisagística de diversos ambientes da escola e o uso de práticas agrícolas sustentáveis. Dessa forma, entende-se que as vivências na horta agroecológica escolar podem propiciar inúmeros benefícios como o contato com espaços naturais, a melhoria da alimentação escolar e a reflexão acerca da nossa problemática ambiental.

Presidente - 2065994 - RENATA DE SOUZA REIS
Interno - 2862814 - SERGIO GUALBERTO MARTINS
Externo à Instituição - VINÍCIUS ALBANO ARAÚJO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 20/01/2021 12:06