Urbanidades Insurgentes no Porto: Skate e arte urbana na transformação socioespacial de não-lugares
urbanidades insurgentes; skate e arte urbana; transformação socioespacial; não-lugares; Santa Cruz de Minas
Na margem da margem estão locais como Santa Cruz de Minas, e Dogtown, em Santa Mônica, Califórnia. Mas o que estes locais têm em comum? Piscinas abandonadas e uma série de intervenções que modificam e ressignificam os espaços ociosos da cidade com base na cultura urbana, mobilizadas especialmente pelo grupo social dos skatistas. E essa transformação socioespacial tem características que poderão ser analisadas e melhor compreendidas com a contribuição de Deleuze e Guattari (2011), sobretudo com a complexidade e os rizomas, que nos guiarão por uma cartografia de skate por locais esquecidos. Dentro dessa perspectiva da rua, daremos ainda atenção à ação dos artistas urbanos, como grafiteiros, pixadores, malabaristas e diversas modalidades que vão ocupando os espaços fora das galerias e das casas de espetáculo. Isso porque revelam uma apropriação simbólica que remonta, por meio de imagens e performances corporais, fatos esquecidos na sobreposição de camadas históricas existentes nestes locais. Porém, antes de uma imersão nas intervenções descritas, é importante contextualizar questões históricas que se deram na formação da identidade dos santacruzenses e dos skatistas enquanto grupo social, o que será feito no Capítulo 1 a seguir.