AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA NA EVASÃO E NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DE RENDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
Políticas públicas. Avaliação. Ensino Superior. PNAES. Lei de cotas
Para democratizar o ensino superior público no Brasil foram implementadas políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência. A lei de cotas que garante uma reserva de vagas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) voltado a ampliação das condições de permanência são exemplos dessas políticas contemporâneas que se encontram implementadas na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O objetivo deste estudo é avaliar se o auxílio de promoção socioacadêmica proveniente de recursos do PNAES influenciou na evasão e no desempenho acadêmico dos cotistas de renda. Será realizada uma comparação da evasão e do desempenho acadêmico entre cotistas que tiveram e que não tiveram o auxílio. Serão aplicados indicadores utilizados no estudo de Cavalcanti (2016), além do teste-t.