EM NOME DO PAI: Estudo social na dramaturgia de Alcione Araújo
Alcione Araújo, Dramaturgia, Drama Moderno, Bertolt Brecht, Teatro Épico, Teatro Político.
A dissertação tem o objetivo de se analisar a obra “Em Nome do Pai” (1987), de Alcione Araújo, bem como as características sociais, políticas e culturais. Buscamos entender um pouco mais sobre como o contexto histórico de sua biografia apresenta as mudanças sociais, históricas e temáticas em sua obra. Para tanto, utilizamos o conceito de ‘familiar’ estabelecido na obra “Em Nome do Pai”, ocasionando o embate entre razão versus emoção contida nos personagens pai e filho em paralelo ao texto brechtniano “Mãe Coragem e seus filhos”. Estabelecemos a conexão entre a linguagem dramática de Alcione Araújo à proposta dramatúrgica épica, desenvolvida por Bertold Brecht, destacando as afinidades e semelhanças, analisando também as particularidades de sua escrita. Exploramos o conceito de “Teatro Político” ao qual os autores analisados perpassam suas obras e suas possibilidades de atuação como fonte de resistência às mudanças sociais e políticas da sociedade.