ESPAÇO FÍSICO E POÉTICO: IDÉIAS PARA UMA CENOGRAFIA PERFORMATIVA.
CENOGRAFIA, PERFORMANCE, TEATRO
O presente estudo tem por objetivo a apresentar à banca examinadora, o relatório para a realização do exame de qualificação, no curso de Mestrado do Programa Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João Del Rei, PPGAC-UFSJ. Neste sentido, discute a performatividade do processo criativo e evolutivo da cenografia nos espaços cênicos. Para tanto, realiza um breve levantamento histórico, da área, em relação à História do Teatro Brasileiro, a partir do conturbado período político e social da década de 1960 e, paralelamente ,desenvolve um conjunto de análises relacionando as teorias e conceitos de Richard Schechner e Josette Féral, caracterizando o que denominamos como performance cenográfica ao fazermos uma abordagem teórica sobre como a performance foi sendo aplicada e desenvolvida no teatro brasileiro e consequentemente na cenografia através do” rompimento das paredes dos edifícios teatrais”, em busca de locais nada comuns para a prática de espetáculos teatrais, como praças, ruas, igrejas, galpões, museus. Ao final, é apresentada proposta construtivista de uma cenografia performativa, no qual evidencia-se o processo criativo desenvolvido pelo artista cenógrafo, nas abordagens e criações da cenografia performativa mostrando, ao mesmo tempo, uma evolução na maneira de se criar, pensar, desenvolver e produzir tais cenografias.