A VOZ SINGULAR
Voz; Trajetória; Singularidade vocal; Princípios e práticas vocais; Popularização do conhecimento científico.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a voz e a percepção vocal do ator, sobretudo na concepção da sua singularidade e importância de sua trajetória pessoal. Também visa colocar em diálogo alguns olhares relacionados aos caminhos vocais para a cena, apresentando dentre as diversas vertentes existentes, algumas linhas de trabalho de artistas e pesquisadores com uma sólida trajetória de investigação vocal em âmbito nacional e internacional. Serão explicitados ao longo da dissertação alguns princípios e conceitos propostos por Ernani de Castro Maletta com Atuação Polifônica, Juliana Alves Mota Drummond com Afetos Musicais e Francesca Della Monica com Arqueologia Vocal, apontando o olhar destes para concepção da criação vocal, assim percebendo como cada pesquisador eleito como objeto de estudo neste trabalho identifica e entende o uso da voz para o teatro. Deste modo, podemos analisar algumas possibilidades de trabalho sobre a voz, trazendo à tona que tal campo de investigação apresenta uma pluralidade de conexões nos posicionamentos e trajetórias o que revela que não há necessidade de existir um padrão de voz teatralmente dominante e/ou único.
A construção desta dissertação também apresenta este estudo por meio de um material digital (Live e Podcast), com uma linguagem mais acessível, para colaborar com a popularização de um tipo de conhecimento que geralmente fica restrito ao meio acadêmico, principalmente visando o compartilhamento de informações com atores iniciantes e de companhias semiprofissionais na área teatral sobre a percepção e relação vocal na criação cênica.